A empresa está na frente de 212 provedores nacionais e recebeu o prêmio IPv6 NIC.br 2023
A Brphonia Telecom foi premiada, nesta sexta-feira (08), como o provedor com a maior porcentagem de implementação do protocolo IPv6 em relação a outros sistemas autônomos (AS), cuja sigla determina quais endereços IPs uma organização detém. A empresa está em primeiro lugar entre 212 provedores de internet de todo o País. O prêmio foi concedido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que criou o Prêmio IPv6 NIC.br 2023 com o intuito de fomentar a disseminação do protocolo IPv6. A premiação valorizou as instituições que tiveram maior êxito na implantação do protocolo nas suas redes.
O protocolo IPv6 é um sistema de endereçamento para dispositivos na internet, que fornece uma quantidade maior desses endereços únicos em relação ao seu protocolo antecessor IPv4. É como se a internet estivesse ficando cheia, e o IPv6 é uma maneira de criar mais “lugares” para os dispositivos se “encaixarem”, permitindo que mais aparelhos se conectem à internet ao mesmo tempo. Esse protocolo tem um impacto mundial importante, porque à medida que mais dispositivos, como celulares, carros e eletrodomésticos se conectam à internet, precisamos de mais desses endereços únicos, e o IPv6 nos fornece isso. De acordo com Demi Getschko, diretor-presidente NIC.br, “será razoável imaginar que todos os eletrodomésticos da sua casa falem entre si no futuro”.
Para Fernando Pinheiro, Gerente de Tecnologia da Informação da Brphonia, o prêmio é importante pois demonstra todo o esforço que a Brphonia teve contribuindo para a disseminação do protocolo IPV6, cujo qual é fundamental para o crescimento e evolução da rede mundial de computadores. “Participar dessa premiação, concorrendo com gigantes nacionais e ficar em primeiro lugar, não só demonstra o profissionalismo da Brphonia, mas o nível de conhecimento tecnológico que alcançamos nos últimos anos, tudo isso é refletido na qualidade dos serviços prestados e na experiência para nossos clientes”, declara Fernando.
A equipe de T.I. da Brphonia conta que a o IPv6 veio para suprir as limitações do IPv4, trazendo diversas melhorias, mas como qualquer mudança exige esforço, com a implementação do protocolo IPv6 não foi diferente, tanto em capacitação dos colaboradores, contratação de consultoria para auxílio e investimento em equipamentos mais robustos para disseminar o IPv6 no núcleo da rede e posteriormente para os equipamentos da ponta, que chegam até a casa do cliente. No decorrer dos anos, a Brphonia passou por diversos treinamentos internos de toda equipe técnica para compartilhamento de informações e garantir as configurações corretas. A adesão ao IPv6 cresceu significativamente e foi algo muito positivo, por isso, hoje a empresa conta com uma porcentagem de implementação de 97.8%, o que demonstra o comprometimento e esforço de seus colaboradores.
O IPv6 foi desenvolvido nos anos 90 como uma solução para a escassez de endereços no antigo protocolo, chamado IPv4, que estava limitado a cerca de 4,3 bilhões de endereços únicos. Atualmente, o IPv6 é capaz de armazenar 40 undecilhões de endereços. Ao longo dos anos, houve esforços globais para promover a conscientização sobre a importância da transição para o IPv6. Visando essa importância, a Brphonia passou a atuar no ano de 2018 para aplicar o protocolo IPv6, sendo uma das pioneiras a alcançar um número muito próximo de 100%.
Toda a equipe de Tecnologia da Informação, Suporte Técnico e Infraestrutura de Redes da Brphonia, se dedicaram muito para atender a todos os valores do protocolo IPv6 e atingir o primeiro lugar no ranking.